Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

lighthouse

Novo ano lectivo, quem paga os manuais escolares?

30.08.18 | João Massena

venda_de_material_escolar_df__1_-85860.jpg

 

 

Está na altura do regresso á escola e no outro dia falava com malta do PCP sobre os manuais escolares serem gratuitos.

Resposta imediata, sem soluços ou hesitações: “essa proposta foi feita pelo partido…”. Sim, eles falam do “partido” como coisa única a que todos nós pertencemos só que uns sabem disso e outros não.

É mais ou menos como eu quando relembrava a minha avó que era ateu e ela lamentava-se do facto e dizia “não faz mal que Deus olha por ti na mesma…”. Bom, deixando as comparações entre Igreja e PCP… já viram quando dançam a carvalhesa no fim do Avante? Parece uma ceita religiosa… pronto, já chega de malhar no ceguinho.

 

Bom, voltando aos manuais escolares, o que lhes lembrei é que os manuais não são gratuitos, são pagos por todos os que têm filhos na escola privada e publica enquanto os manuais são apenas gratuitos para o primeiro ciclo.

Como é que pagamos os manuais? Com o aumento do IVA no material escolar para 23% e a impossibilidade de deduzi-los em sede de IRS.

 

É daquelas medidas que parecem bonitas, mas na verdade valem zero, alias, provavelmente para o Estado, o saldo corre a seu favor porque eles pagam os manuais uma vez no ano e os pais passam o resto do ano a comprar material escolar e falamos, repito, de todo o universo estudante versus os manuais do 1º ciclo.

De bom grado preferia pagar os manuais e deduzia o IVA em sede de IRS…

Claro que face a estes factos, os amigos do PCP desculpam-se que não fazem parte do governo. Os camaradas só falam que fazem parte das medidas, daquelas que permitem somar votos. A parte má é SEMPRE dos outros…